Fevereiro 17, 2017
O Lar Maria Luísa, é um equipamento da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, cuja sede se situa na Quinta da Costa, sendo um estabelecimento que visa receber e prestar assistência a pessoas idosas que, por carências de várias índoles, não possam bastar-se a si próprios. A capacidade do equipamento é de 80 internos.
BREVE HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:
Uma Senhora benfeitora e com elevados dotes Filantrópicos ofereceu o terreno na chamada Quinta da Costa, para a construção de um Lar de acolhimento. D. Maria Luísa, nascida e criada na freguesia de Paredes de Coura, não se sabendo o verdadeiro propósito, ofereceu com mero agrado tão grande terreno para fins sociais.
As verbas vindas do Estado, naquela altura explodiram, visto o orçamento Estatal fazer alusão a muitos projetos do foro social. Naquela altura: S.E.R.D.I. (Serviço de reabilitação de Idosos), não era visto como um lar, mas sim como uma albergue daqueles que precisavam.
Surge o Lar da Misericórdia, a segunda resposta social a ser construída, e edificada como tal. Deram-lhe o nome de Lar Maria Luísa pela notória justificação. Os fundos do Estado, e uma empresa de Lisboa, de desconhecido nome, fizeram tal obra. A obra demorou aproximadamente dois anos a concluir e que ficou como sendo uma das mais grandiosas obras feitas no seio desta vila.
Inaugura-se assim em Julho de 1980, um busto como forma de agradecimento surge na entrada de tal instituição.
SÃO OBJECTIVOS FUNDAMENTAIS DA INSTITUIÇÃO:
-
Conferir habitação de forma a proporcionar ao idoso uma vida confortável e um ambiente calmo e humanizado, de modo a que se identifique o mais possível com um ambiente familiar;
-
Proporcionar serviços permanentes e adequados à problemática bio-psicossocial das pessoas idosas;
-
Assegurar a satisfação das necessidades básicas;
-
Contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento;
-
Criar condições que permitam preservar e incentivar as relações familiares assim como com a comunidade envolvente;
-
Criar condições para que o idoso possa exteriorizar as suas capacidades criativas, participando activamente na vida do Lar e nas actividades desenvolvidas pela Animadora sociocultural.
SERVIÇOS E PROCESSOS – CHAVE
O cliente/utente e/ou pessoa(s) próxima(s) (familiar/representante legal ou outra) serão recebidas pelo Responsável da Direção Técnica, seguindo o processo chave da Instituição, apresentado da seguinte forma:
-
Candidatura;
-
Admissão;
-
Inscrição;
-
Avaliação Diagnóstica;
-
Acolhimento;
-
Plano de Desenvolvimento Individual;
-
Cuidados Pessoais e de Saúde;
-
Nutrição e Alimentação;
-
Apoio Psicossocial;
-
Apoio nas atividades Socioculturais;
-
Apoio Espiritual e/ou Religioso;
-
Apoio no Projeto de Vida.
FOTOGRAFIAS DAS INSTALAÇÕES DO LAR:
(Clique sobre as fotos para ver maior)
Documentos
Regulamento Interno – Lar Maria Luísa (Junho 2015)